Seguidores

Pesquisar este blog

7.6.06

Vírus no orkut



Os vírus chegam ao maior site de relacionamento do mundo e motivam usuários a deixar a rede


Infectadas por falsas mensagens e links maliciosos, as páginas de recado do Orkut foram invadidas pelos ladrões virtuais. Os vírus estão sendo distribuídos por clones de conteúdos aparentemente verdadeiros, como sites de amigos dos próprios usuários, que tentam aproveitar-se da confiança dos internautas para instalar os cavalos-de-tróia — espiões capazes de roubar informações confidenciais de computadores alheios.

Conhecidos também como spywares, os pequenos programas de espionagem estão sendo distribuídos por meio de falsos scraps deixados nas páginas de recados de vários usuários. Usando a frase genérica “Dá uma olhada nas fotos de nossa festa, ficaram ótimas”, o link direciona os internautas para o download do vírus transmitido pelo arquivo fotos.exe. Ao clicar no link, um arquivo bem pequeno é baixado para o computador do usuário. Ele se encarrega de baixar e instalar o restante das partes da praga, que enviará a mensagem para todos os contatos do Orkut.

O perfil do funcionário público Fernando Henrique Carneiro Teixeirense, morador da Asa Norte, mandou dezenas de mensagens maliciosas para seus amigos no Orkut. “Muita gente achou que era verdade, pois havia feito uma festa dois dias antes”, lembra. Fernando teve de enviar mensagens a todos os seus contatos para alertar sobre a praga.

O Google Brasil, empresa responsável pelo Orkut no país, por sua vez, informou ao Informática – através da sua assessoria de imprensa – que não irá se pronunciar sobre o assunto. Na semana passada, a empresa comprometeu-se em retirar do ar com urgência as páginas consideradas criminosas pela Polícia Federal. Enquanto esses e outros problemas afetam a rede de relacionamentos, muitos usuários estão abandonando o sistema. Além de ser o site de relacionamento mais popular na internet brasileira, o Orkut tem atraído bastante atenção nas últimas semanas. Entre as principais preocupações, além de roubos de identidade, ultra-exposição e racismo, estão em pauta ameaças de vírus, pornografias e até fraudes.

Enquanto o Ministério Público investiga e tenta encontrar soluções, muitos dos atingidos decidem apenas sair da rede de amigos, ou cometer famoso orkuticídio. A infecção com o vírus foi o estopim para eu tomar a decisão de sair do Orkut”, revela Fernando. “Cansei de de ter a minha vida invadida pelas outras pessoas. Não vale a pena correr riscos para manter uma página pessoal”, pondera. SE VOCÊ FOI INFECTADO...
· Atualize o antivírus de sua máquina e faça uma verificação. Delete todos os vírus encontrados.
· Não forneça nenhum dado em sites de compras e não acesse serviços de bancos online.
· Monitore suas movimentações financeiras e, caso esteja desconfiado, troque as senhas de sua conta. Se detectar movimentações estranhas em contas ou nos cartões de crédito, peça orientação aos bancos responsáveis.
· As vítimas de crimes virtuais devem sempre procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência. Instruções para limpar seu computador: Digite esse link no seu browser: http://stat.correioweb.com.br/arquivos/orkut-fotos-festa.zip

Clique em Abrir Uma janela será aberta e dois arquivos serão exibidos. Clique em Orkut-fotos-festa Uma nova janela será aberta. Pressione qualquer tecla e pronto! Seu computador estará livre da praga do Orkut


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: