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21.5.06




AEROTREM

O Aerotrem pode ser adaptado para viagens longas ou curtas, podendo interligar aeroportos, estações de metrô, trem, ônibus e até cidades. Como não há atrito com a guideway, o Aerotrem tem uma baixa manutenção e consumo de energia, sendo inteiramente automático, tendo assim, a metade da despesa operacional de um trem ou metrô.
Mesmo em velocidades elevadas, os passageiros não precisam usar cinto de segurança e podem mover-se livremente sobre o compartimento e apreciar o conforto do curso. O Aerotrem te dá a sensação de estar firme no assoalho, pois é auto ajustável à curvas e elevações.

O Aerotrem é envolvido em torno do guideway e, conseqüentemente, virtualmente impossível descarrilar. O sistema da propulsão no guideway permite que as colisões com outros Aerotrens sejam nulas, pois existem duas rotas(ida e volta) e encruzilhadas entre elas.

Devido à tecnologia de eletromagnetismo o custo do veículo e de manutenção do guideway é muito baixo. Na ocorrência de mau funcionamento de um dos componentes eletrônicos ou da propulsão ou de controle, os componentes restantes podem repor suas responsabilidades, assegurando o termino do curso. Há também possibilidade de fazer um check-out fora da operação, o componente defeituoso é substituído rapidamente por um reserva.
Os ímãs eletronicamente controlados da sustentação estão situados em ambos os lados ao longo do comprimento do Aerotrem, eles puxam o veículo até os blocos ferromagnetic do estator, montados para o lado de baixo do guideway.

Os ímãs de orientação estão situados também em ambos os lados ao longo do Aerotrem, eles mantêm o veículo no guideway. Os sistemas eletrônicos garantem que o trem não encoste na guideway (1 cm). Para andar, o Aerotrem requer menos força do que um equipamento pneumático. O sistema de levitação é abastecido por baterias on-board e assim se torna independente do sistema da propulsão. O veículo é capaz de andar, até uma hora sem energia externa. Ao viajar, as baterias on-board são recarregadas pelos geradores lineares integrados nos ímãs da sustentação

O motor linear do Aerotrem é usado para a propulsão e freio. Ele funciona como um motor elétrico giratório, para que o estator esteja aberto e esticado longitudinalmente sob o guideway. Dentro dos enrolamentos do motor e a corrente alternam-se gerando um campo magnético que move o veículo sem contato e os ímãs da sustentação funcionam como a parcela da excitação (rotor). A velocidade pode ser regulada variando-se a freqüência da corrente alternada. Se o sentido do campo for invertido, o motor transforma-se em um gerador que freia o veículo sem nenhum contato. A energia do freio pode ser reutilizada para a locomoção do veículo.

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