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21.10.06

Carro Anfíbio



Anfíbio - Sapo na praia de paulista

Veículos - Estado de Minas

Desenvolvido para andar tanto na terra quanto na água, Splash se exibe no país. Protótipo suíço quebrou recorde de velocidade na travessia do Canal da Mancha.

O Splash, um protótipo da preparadora suíça Rinspeed, faz bonito na terra e - por absurdo que pareça - na água, desde 2004, na Europa. No início deste mês, o anfíbio aportou em terras paulistas para ser uma das estrelas do São Paulo Boat Show, que terminou na semana passada. Com o predicado de recordista mundial de velocidade na travessia do Canal da Mancha, o carro exibiu sua polivalência na Represa de Guarapiranga, na capital paulista.
Pojetado por Frank Rinderknecht, que é fundador da Rinspeed, uma pequena montadora que fabrica carros terrestres e lanchas de alta performance, o Splash foi conduzido pelo criador no episódio que lhe rendeu um verbete no Guinness Book. No dia 26 de julho, o protótipo saiu de Dover, no Reino Unido, e levou 193 minutos e 47 segundos para chegar à cidade francesa de Sangatte. O recorde, entretanto, vale apenas para carros com hidrofólios. O apetrecho fica embutido na carroceria e amplia a velocidade. Segundo o fabricante, com os hidrofólios acionados é possível desenvolver 80 km/h, mas sem eles a velocidade cai para 50 km/h.EsportivoAntes de cair na água, o Splash é um esportivo com 3,76m de comprimento e 1,23m de altura, rodas de aro 17 na dianteira e aro 18 na traseira. Equipado com um motor Weber MPE 750, de 750cm³ de cilindrada e dois cilindros, com duas válvulas cada. Apesar do tamanho reduzido, o turbo faz com que o propulsor renda 141cv e leva o bólido até os 200km/h de velocidade máxima na terra. O segredo para o rendimento não é a tração traseira e nem os pneus de perfis baixos, mas os meros 825kg de peso. Isso se deve à carroceria feita em fibra de carbono.Com câmbio de seis marchas e mais uma alavanca para acionar os propulsores, o interior conta com bancos em concha impermeáveis, volante que é uma mistura de timão com volante convencional e um aparelho de GPS. O motor é bicombustível e aceita tanto gasolina com alta octanagem como gás natural.

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